Ao meu entender, para o fim de um império, necessita primeiramente de um conjunto de fatos necessários para uma revolução, um grande fator é a "Religião", pois, a colônia a usa como argumento contra o império dominante e a Igreja as vezes mantinha mais o domínio do povo do que o Imperialista, outros fatores são os ativistas nacionalistas que não admitem o domínio de um outro estado. As grandes guerras também contribuíram para o fim dos impérios, pois eles perdem suas forças, como exemplo, a Alemanha na 1º e 2º Guerra Mundial, e o Japão na 2º.
Para o fim de um império é necessária uma manifestação, assim como a de Gandhi, que junto com os nacionalistas da Índia, fizeram greves operarias e desobediências civis.
A Guerra direta também já foi utilizada no caso do Vietnã que enfrentou os EUA durante 10 anos para conseguir a sua independência.
Mas essas antigas colônias na verdade não são livres, pois, até hoje dependemos de recursos mais desenvolvidos e tecnologias que os países emergentes não possuem.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Ok, comentário resumido e suscinto,blz!!
ResponderExcluirProf. Josué